14 abril, 2013

Impressões

De que lado nós estamos?
De que lado você está?
Esquerda?
Direita?


Enquanto eu olhava para o passado e pressentia o futuro
fui colhendo algumas impressões carregadas de sentimento
misturadas no meu corpo como se estivessem em um liquidificador.

Hoje cedo na rua Tenente Silveira,
a visão da índia sentada na calçada com seus filhos,
vendendo o seu artesanato, foi ali que bebi as primeiras impressões.

Continuei a olhar o passado e vieram mais impressões, mais sentimentos.

Nas mãos calejadas dos nordestinos que deixaram para trás sua terra natal
para tentar a sorte grande nas cidades de pedra assim como fez meu pai;

No rosto maquiado do travesti que só existe quando cai a noite;

Na fala muda do cidadão invisível de Alexandra Alencar;

No lombo cansado das multidões de trabalhadores nas filas da Previdência Social;

Nas costas arqueadas dos enormes bolos de carne esperando nas filas do SUS;

No choro dos seres multilados e trancafiados por suas escolhas;

No riso ezquisofrênico dos que são diferentes de mim e de você;

Na boca seca e rachada dos nóias da crackolândia;

Nos braços tatuados dos milhares de presos apodrecendo nas penitenciárias;

No olhar maldito dos policiais militares cheirando cocaína no vale do anhangabaú;

Nas pernas trêmulas dos moleques presos e espancados por fumar maconha;

No estômago torto da impotência e da humilhação perante as "autoridades";

Das invasões, das chacinas, das mortes e mais mortes causadas pela indiferença;

É o peso do martelo das diferenças.


De que lado nós estamos?
De que lado você está?
Esquerda?
Direita?

Eu estou do lado em que bate o meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário